Ibuprofeno pode levar à infertilidade masculina, sugere pesquisa

QUEM DISSE? Bem Estar

QUANDO DISSE? 09/01/2018

O QUE DISSE? “Ibuprofeno pode levar à infertilidade masculina, sugere pesquisa”


CONTEXTO

O ibuprofeno é um dos medicamentos com efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório mais consumido no Brasil. Já a diminuição ou perda da fertilidade masculina é um dos maiores temores dos homens mundo afora.

Com isto em vista, a publicação de uma série de notícias, como a do site  Bem Estar, que alertam para o fato de que o consumo de ibuprofeno pode levar a inferilidade masculina não poderia deixar de ter grande repercussão mundial.

Mas será que esta relação entre o ibuprofeno e a infertilidade masculina foi realmente provada pela ciência? DROPS checou.

 

O QUE DIZ A CIÊNCIA

Notícias como a do site Bem Estar, com o título de “ibuprofeno pode levar à infertilidade masculina, sugere pesquisa”, surgiram logo após a divulgação de um estudo científico realizado por pesquisadores dinamarqueses ter sido publicado na revista científica “PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). 

Apesar das manchetes alarmantes dos veículos de comunicação, a pesquisa não avalio a fertilidade masculina. O estudo analisou uma combinação de testes clínicos e evidências laboratoriais para verificar se o uso de ibuprofeno estava associado a uma mudança nos níveis de testosterona nos homens. A questão da infertilidade, que poderia possivelmente ser causada por níveis mais baixos de testosterona, não foi analisada.

Como apontado em artigo do NHS britâncio (National Health Service), o ensaio clínico incluiu apenas 30 homens ​​que receberam uma dose grande de ibuprofeno (2 x 600 mg por dia) continuamente por 6 semanas, o que é muito mais do que a maioria das pessoas consumiria em uma situação do mundo real. A exposição ao ibuprofeno não alterou os níveis de testosterona no organismo, mas aumentou os níveis de outro hormônio chamado hormônio luteinizante (LH), que estimula a produção de testosterona. Ou seja, não há efeito direto na fertilidade.

Reforçando esta posição, um artigo de cientistas colaboradores do projeto Health News Review avalia que “o que o estudo fez foi mostrar que o ibuprofeno pode ter um efeito sobre a produção de um hormônio na glândula pituitária que estimula a produção de testosterona. O estudo não mostrou diferenças na produção de testosterona nos homens testados com ibuprofeno e nem examinou a produção e viabilidade de seus espermatozoides”.

Mesmo posicionamento foi defendido pelos especialistas consultados pelo Science Media Centre em um artigo publicado ainda em janeiro de 2018. Na publicação, todos os médicos consultados coincidem em dizer que apesar de o estudo ser inovador e de qualidade, os resultados não indicam a necessidade de alterar as recomendações atuais em relação ao uso de ibuprofeno. Outras pesquisas, em larga escala, seriam necessários para determinar o potencial de efeitos reprodutivos clinicamente relevantes em homens adultos. 

A pouca representatividade de um estudo realizado com uma amostra tão pequena de pessoas também é mencionada no artigo do Center for Accountability in Science, no qual a entidade afirma que “em suma, os resultados de estudos nem sempre são como parecem – especialmente quando pequenas amostras estão envolvidas. Desde que as pessoas usem de forma responsável e as instruções dos rótulos dos medicamentos, a segurança e a eficácia da medicação – ibuprofeno – foram bem documentadas e apoiadas por décadas de estudo científico e uso no mundo real”.

 

CHECAGEM

Após a consulta de artigos publicados por entidades científicas que avaliaram o estudo que deu origem à matéria do Bem Estar, DROPS checou e confirmou que AINDA É CEDO PARA DIZER que o “ibuprofeno pode levar à infertilidade masculina, sugere pesquisa”, sendo necessárias ainda outras pesquisas para confirmação desta relação de causa e efeito.

 

 

Por: Maria Vitoria Zambrone

09/08/2019

 

COMPARTILHEShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

QUEM DISSE? Women’s Health Brasil QUANDO DISSE? 28/11/2018  O QUE DISSE? “Implantes de silicone podem aumentar risco de tipo raro de ...

QUEM DISSE? Revista Crescer QUANDO DISSE? 28/05/2019 O QUE DISSE? “Slime: mãe diz que filha está internada com intoxicação em São ...

QUEM DISSE?  ANVISA QUANDO DISSE? 04/06/2019  O QUE DISSE? “Anvisa proíbe temporariamente a venda de produtos com a planta ...

A busca pela saúde e por um estilo de vida saudável é um comportamento bastante comum atualmente. Para atingir este objetivo, o uso de ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.