Será que os cremes anti-envelhecimento realmente funcionam?

Por Giovanna Pansani

 

Esta semana o site inglês Chemical&Engineering News publicou um interessante infográfico que analisa as evidências científicas dos principais ingredientes ativos utilizados nos cosméticos com o objetivo de  responder à pergunta colocada no título deste artigo: será que os creme anti-envelhecimento realmente funcionam?

Pensando sobre este tema, resolvi escrever sobre dois atores fundamentais desta história. Vamos começar pelo colágeno!

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso corpo e está em articulações, tendões, ossos, órgãos, veias, músculos e também na pele!

A propósito, “colágeno” é uma palavra que está se tornando cada dia mais popular. Basta uma rápida pequisa no Google Trends para confirmar esta informação!

O colágeno é a proteína responsável por dar firmeza e sustentação. Dessa forma, quanto maior quantidade e mais organizado é o nosso colágeno, mais “lisinha” será nossa pele. Ou seja, menos velho você vai parecer!

A partir de 25 anos de idade nossa produção desta proteína cai gradualmente e com isso a nossa “rede de colágeno” perde firmeza e não sustenta a pele tão bem, causando as indesejáveis rugas e flacidez.

Para tentar impedir ou retardar este processo entra a suplementação de colágeno, atualmente tão comentada.

Colágeno é uma molécula MUITO GRANDE (não é possível passar ele na pele) e precisa ser ingerida para ser absorvida. Ao ser separado em pedaços menores, o colágeno pode chegar aos locais onde necessitamos. Por essa razão o colágeno hidrolisado é muito indicado, ele já vem com os “pedacinhos” prontos para no futuro se tornar colágeno.

Por fim, é importante lembrar que alimentação desequilibrada, bebidas alcoólicas, cigarro, drogas, poluição e exposição ao sol diminuem muito a produção e manutenção do nosso colágeno.

Confira esse vídeo onde o assunto é explicado de maneira prática e objetiva! Com exemplos simples é possível entender o conceito e como a reposição ajudará a combater o envelhecimento.

E daqui 15 dias continuamos com um texto sobre o outro ator desta história!

 

Giovanna Pansani

Bacharel em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP)

Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM.

Com mais de 8 anos de experiência na área de Pesquisa e Desenvolvimento/Inovação (P&I) na Indústria de Cosméticos, atualmente dedica-se ao seu canal do youtube que compartilha informação sobre cosméticos de maneira simples, rápida e objetiva.

 

 

COMPARTILHEShare on Facebook3Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Em um mundo cheio de informações, criam-se mitos, geram-se dúvidas e fica cada vez mais difícil fazer as próprias escolhas. Sal do ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.