Alimentos orgânicos são mais nutritivos?

 

SÉRIE ESPECIAL: ORGÂNICOS

Alimentos orgânicos são mesmo melhores para o planeta e para os homens?

Falando-se do ponto de vista da saúde humana, apesar do imenso interesse público, a ciência pouco investigou até hoje sobre os efeitos diretos de alimentos orgânicos no organismo humano. Ou seja, o assunto é terreno fértil para o cultivo dos mais diversos mitos.

DROPS buscou saber o que dizem algumas das principais referências científicas mundiais sobre 3 dos principais mitos envolvendo alimentos orgânicos e saúde. Veja o que descobrimos nesta série especial!

 

MITO #01:  Alimentos orgânicos são mais nutritivos.

RESULTADO DA CHECAGEM: Insustentável

 

A ideia de que orgânicos possuem mais nutrientes e vitaminas do que os alimentos convencionais não foi comprovada por nenhuma pesquisa científica séria.

Em 2012, pesquisadoras da Universidade de Stanford fizeram o estudo mais abrangente sobre o tema e criaram uma grande polêmica ao afirmarem que não há diferença significativa entre os aspectos nutricionais de alimentos orgânicos e convencionais. A descoberta foi feita através da análise de 237 estudos científicos sobre alimentos orgânicos e convencionais. A mesma conclusão foi apontada em 2015 pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard e novamente em 2016 pelo Parlamento Europeu, através da divulgação de relatório encomendado a Scientific Foreseight Unit (STOA).

Vale dizer que em todos os estudos foram confirmadas diferenças nas composições nutricionais dos alimentos, mas nada que seja suficientemente acentuado a ponto de significar um maior benefício ou malefício para a saúde de quem está consumindo.

 

 

COMPARTILHEShare on Facebook3Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

    Um clássico dos anos 50, Moscow Mule – o drinque da canequinha – foi tendência no último verão brasileiro e, ao que tudo ...

    Recém chegado as livrarias, o livro publicado por Tom Brady – mais conhecido no Brasil como o marido de Gisele ...

No último dia 18, um artigo do American Council on Science and Health mostrou como o time de marketing da Gatorade errou feio ao usar ...

O brasileiro consumiu em 2016 uma média 70 litros de refrigerante per capita. Há alguns meses atrás uma manchete do portal UOL acendeu ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.