Quem somos

Assista ao nosso manifesto

O Projeto

Drops é a primeira plataforma brasileira a checar exclusivamente notícias sobre os possíveis efeitos de alimentos, medicamentos, cosméticos e químicos na saúde humana. Através de um trabalho de pesquisa baseado no modelo jornalístico de fact checking, reunimos e disponibilizamos informações confiáveis sustentadas pela toxicologia. Tudo com a dose certa de ciência.

Nossa História

“Toda substancia é um veneno, não existe nada que não o seja. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio” – Paracelsus (1493-1521)

Com a facilidade e velocidade com a qual as notícias se propagam atualmente muitos mitos se criam a respeito da toxicologia.

Com o objetivo de corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos sobre a ciência da toxicologia, o Instituto Brasileiro de Toxicologia (IBTox) cria o projeto Drops no início de 2017.

Missão

Através da checagem e investigação das notícias mais relevantes  os possíveis efeitos de alimentos, medicamentos, cosméticos e químicos na saúde humana queremos ser uma fonte de informação confiável e acessível para todos que se interessam pelo tema.

Metodologia

Nos inspiramos livremente no trabalho realizado por plataformas de fact checking do Brasil e do mundo  e no Código de Princípios da International Fact Checking Network (IFCN).

Nossas etapas de trabalho são basicamente 4:

  1. Seleção da notícia ou informação a ser checada.
  2. Pesquisa do que já foi publicado sobre o assunto em meios não-científicos.
  3. Consulta de estudos científicos qualificados* e dados oficias sobre o assunto e, eventualmente, consulta de especialistas sobre o tema.
  4. Contextualização, elaboração e classificação do texto final.

Dentro de nossa metodologia, também prevemos a abertura de espaço para manifestação dos autores originais das notícias e informações que analisamos e classificamos.

Além disso, quando constatados erros próprios, Drops se compromete a publicar novos textos com as informações corrigidas em destaque.

Por fim, vale esclarecer que o projeto Drops não possui vínculo com qualquer partido político, organização não governamental ou empresa privada. O compromisso de nosso trabalho é com a ciência.

*No Drops consideramos estudos científicos qualificados aqueles que usam metodologias científicas reconhecidas e que obedeçam aos princípios básicos da ciência.

Nossas etiquetas de classificação e checagem

Financiamento

Drops é um projeto atualmente financiado pelo Instituto Brasileiro de Toxicologia.

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.