Retrospectiva DROPS

Não completamos 1 ano ainda, mas já temos algumas histórias para contar.

Tudo começou em julho de 2017 quando colocamos no ar nosso Manifesto. Em um vídeo de 1 minuto assistido por mais de 28 mil pessoas em nossa página do FB apresentamos nossa convicção de que “checar informação não faz mal a ninguém”.

Começava aí nossa ambiciosa empreitada: checar as notícias relacionadas a saúde humana que circulam por aí. Será que são todas embasadas em ciência ou são apenas especulações e associações sem fundamento?

Investigamos a famosa afirmação “se você não consegue pronunciar um ingrediente, não coma”. Nós e milhares de outras pessoas que nos leem descobrimos que não há nada na ciência que sustente esta tese!

Em seguida desconstruímos um mito no qual mais de 80% da população brasileira acredita: carne de frango não tem hormônio!

Demos sequência ao nosso trabalho com uma série especial de 3 checagens sobre alimentos orgânicos e outra sobre vacinas. Sim, nossas conclusões geraram polêmica e não deixaram algumas pessoas contentes. Mas nos mantivemos firmes em nosso propósito de somente trabalhar com informações sustentadas pela ciência de qualidade.

Surpreendemos as pessoas quando checamos notícias relacionadas a intoxicação pelo consumo excessivo de água, a eficácia da Vitamina C no tratamento de gripes e resfriados ou aos perigos relacionados ao consumo de refrigerantes dietéticos.

Entre as boas surpresas de 2017 esteve o convite do Google para fazer parte de sua rede de checadores e a escolha pelo Papa Francisco do tema ”fake news” para o  52º Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2018. É a checagem e a preocupação com a verdade crescendo mundo afora.

Falamos com nossos leitores e deixamos clara nossa metodologia de trabalho, nossa missão e nossos valores. Respondemos a cada pergunta ou questionamento enviado. Recalculamos a rota sempre que isso se mostrou necessário.

E aqui estamos: prontos para os desafios que nos aguardam neste novo ano, preparados para completar nosso primeiro ano de vida trazendo informação de qualidade e relevância para todos que querem formar sua opinião baseando-se em fatos.

Drops, a dose certa de ciência para o seu dia a dia em 2018!

 

 

COMPARTILHEShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Notícias recentes afirmaram que os benzodiazepínicos “matam mais que cocaína e heroína”. Será? Drops conferiu!  Diazepam, alprazolam e ...

A melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, ganhou popularidade mundial por ser uma suposta “alternativa natural” para ...

Nos últimos 10 anos o Brasil registrou um aumento de mais de 60% no número diabéticos[i] que já somam mais de 13 milhões de pessoas no ...

O brasileiro consumiu em 2016 uma média 70 litros de refrigerante (diet e tradicional) per capita.[1] Porém, há alguns meses atrás uma ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.