Cozinhar em panelas de alumínio é perigoso?

Esta história não é nova! Quem nunca ouviu “que cozinhar em panela de alumínio pode fazer mal”? Não são poucos os blogs, sites e posts em redes sociais que relatam uma lista de doenças causadas pelo consumo de alimentos “contaminados com o alumínio das panelas”, em especial, o Alzheimer.

 


QUEM DISSE? Tua Saúde

O QUE DISSE? A quantidade de alumínio não é muito grande em cada preparo, mas quando a panela é usada para cozinhar todos os dias, o alumínio vai se acumulando no corpo, provocando doenças.

QUANDO DISSE? Indefinido

 


CONTEXTO

De tempos em tempos “lendas urbanas” reaparecem. Uma delas, já bem conhecida, é a crença de que cozinhar em panelas de alumínio traz riscos à saúde. O site Tua Saúde, que se descreve como “um espaço informativo de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar”, fez uma reportagem na qual analisava “qual a melhor panela para saúde”. Na matéria um dos tipos de panela avaliados foi aquele produzido com alumínio.

Mas será que a avaliação foi correta do ponto de vista científico? A DROPS checou!

 

O QUE DIZ A CIÊNCIA

O alumínio é o metal mais abundante no planeta e pode ser encontrado em inúmeros objetos com os quais temos contato diariamente, como por exemplo utensílios de cozinha.

Por ser um metal tão comum, inevitavelmente todos nós estamos expostos diariamente ao alumínio, seja através da inalação de partículas presentes no ar, da ingestão de resíduos do metal presentes na água, em alimentos e medicamentos, ou até mesmo através da absoração pela pele. 

Neste contexto, em 2008 uma publicação da Agência para Substâncias Toxicas e Registros de Doenças dos EUA, afirmou que “a exposição aos níveis de alumínio que estão naturalmente presentes nos alimentos e na água e as formas de alumínio presentes nas panelas não são consideradas prejudiciais. Comer grandes quantidades de alimentos processados ​​contendo aditivos de alumínio ou freqüentemente cozinhar alimentos ácidos em panelas de alumínio pode expor uma pessoa a níveis mais altos de alumínio (…). No entanto, os níveis de alumínio encontrados em alimentos processados ​​e alimentos cozidos em panelas de alumínio são geralmente considerados seguros”. 

Em 2011 o relatório conjunto de um comite de cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirmou que a ingestão semanal tolerável provisória (PTWI) do aluminio seria de 2mg por kg de peso corpóreo por semana.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) utiliza os dados do relatório do FAO/OMS citado anteriormente como base para definir que a a dose de 1 a 7mg/kg peso corpóreo por semana é aquela tolerável para o consumo de aluminio.

Sabendo disso, vamos às panelas. 

Um estudo de 2007 de pesquisadores vinculados ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) analisou a quantidade de metal liberado em diferentes alimentos quando cozidos em panelas de alumínio e concluiu que “a ingestão de alumínio proveniente da migração do metal da panela para o alimento não representa risco para a saúde humana e está bem abaixo do limite tolerável internacionalmente aceito”, representando apenas 2% do limite de 1mg/kg de peso por semana.

 

CHECAGEM

Buscamos com as principais autoridades sobre saúde no Brasil e no mundo informações sobre os possíveis efeitos a saúde relacionados ao uso de panelas de alumínio; a resposta que encontramos é unânime: a quantidade de alumínio que se desprende de panelas está dentro de uma margem segura e não faz mal a saúde. Sendo assim, a frase A quantidade de alumínio não é muito grande em cada preparo, mas quando a panela é usada para cozinhar todos os dias, o alumínio vai se acumulando no corpo, provocando doenças. é FALSA.

 

Por: Maria Vitoria Zambrone, Editora DROPS

05/03/2019

 

 

COMPARTILHEShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A busca pela saúde e por um estilo de vida saudável é um comportamento bastante comum atualmente. Para atingir este objetivo, o uso de ...

QUEM DISSE? Viva Bem  O QUE DISSE? “Refrigerante Dietético triplica risco de AVC e demência, segundo estudo”” QUANDO DISSE? 21/04/2017  ...

“Coma orgânico. É melhor para a sua saúde. No mundo atual esta ideia é repetida constantemente. Sem praguicidas e sem modificações ...

Já checamos a eficácia do bicarbonato de sódio para retirar possíveis resíduos de agrotóxicos de frutas e verduras. Mas e o iodo, será ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.