Cosméticos com parabenos fazem mal à saúde

Seja no Facebook, WhatsApp ou em sites de notícias, você já deve ter lido que “cosméticos com parabenos fazem mal à saúde”. Mas você sabe o que é parabeno? Parabenos são substâncias empregadas como conservantes em cosméticos. Sua utilização foi estudada pelas mais relevantes entidades científicas mundiais que coincidem em dizer que na dose aprovada para o uso, parabenos não oferecem risco à saúde.

Mas o que diz a ciência

A controvérsia em torno dos parabenos teve início em 2004 com interpretação equivocada de um estudo que ligava o composto químico ao câncer de mama, desmentida rapidamente pelo próprio autor do trabalho. Posteriormente outro estudo mostrou que o parabeno mimetiza a ação do hormônio estrogenio. Porém, a quantidade necessária para que esta ação tivesse algum efeito no organismo humano é cerca de 10 mil vezes menor do que aquela encontrada nos cosméticos.

No Brasil, os produtos cosméticos só podem ser formulados com ingredientes comprovadamente seguros para sua finalidade de uso e estão sujeitos a regulamentação e fiscalização sanitária realizada pela Anvisa. A agência brasileira afirma em seu site que estudos realmente idôneos e com comprovação científica de que parabenos não são seguros para uso não foram até hoje apresentados.

Já a autoridade norte-americanas e canadense, FDA e Health Canada, afirmam que até o momento não há informações que mostrem que os parabenos usados ​​em cosméticos têm efeito na saúde humana.

A American Society of Cancer também se pronuncia a respeito do tema dizendo que até agora, os estudos não mostraram qualquer ligação direta entre parabenos e quaisquer problemas de saúde, incluindo câncer de mama, umas das alegações mais comuns.

Em nossas pesquisas não encontramos evidências científicas de que o parabeno, da maneira como está autorizado ara uso, faz mal à saúde humana. Ou seja, insustentável.

COMPARTILHEShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

O brasileiro consumiu em 2016 uma média 70 litros de refrigerante per capita. Há alguns meses atrás uma manchete do portal UOL acendeu ...

Uma bebida “mágica”, que pode curar quase tudo, desde problemas de digestão até artrite e câncer. Isto é o que muitos sites e blogs ...

A plataforma Drops irá aderir à ferramenta de fact checking (claim review) desenvolvida pelo Google. Isso significa que os links com ...

Quando os germes da doença entram em seu corpo, seu sistema imunológico começa a trabalhar.  Mas será que este trabalho acontece da ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.