Anestésicos contendo benzocaína oferecem riscos à saúde?

Há algumas semanas Danielle Kapetanovic descreveu em seu Facebook os assustadores efeitos colaterais que sua filha Chloe teve após o uso de um anestésico a base de benzocaína indicado para aliviar os sintomas da erupção dos primeiros dentes.

No dia 23 de maio, 3 meses após a postagem no Facebook, a CBS News fez uma publicação com a seguinte manchete: FDA adverte que produtos para dentição a base de benzocaína são inseguros e quer vê-los fora do mercado.


Será que uma pomada vendida sem prescrição médica pode não ser segura para os pacientes? Teria a agência regulatória norte-americana intenção de retira-la do mercado? DROPS verificou.

QUEM DISSE? CBS News

O QUE DISSE? “FDA adverte que produtos para dentição a base de benzocaína são inseguros e quer vê-los fora do mercado”.

QUANDO DISSE? 23/05/2018

CHECAGEM: VERDADEIRO

 

CONTEXTO:

No dia 28 de fevereiro deste ano a norte-americana Danielle Kapetanovic descreveu em sua página pessoal no Facebook os assustadores efeitos colaterais que sua filha Chloe teve após o uso de um medicamento a base de benzocaína indicado para aliviar os sintomas da erupção dos dentes. Segundo o relato, alguns segundos depois da aplicação da pomada, Chloe parou de respirar e ficou azul. Felizmente ela foi reanimada e nada mais grave aconteceu. De lá para cá o post de Danielle teve mais de 101 mil compartilhamentos!

No dia 23 de maio, 3 meses após a postagem no Facebook, a rede americana de notícias CBS fez uma publicação com a seguinte manchete: FDA adverte que produtos para dentição a base de benzocaína são inseguros e quer vê-los fora do mercado.

Mas será que uma pomada vendida livremente em balcões de farmácias e supermercados norte-americanos poderia ser insegura para pacientes? Teria a agência regulatória norte-americana intenção de retira-la do mercado? DROPS verificou.

 

VERIFICAMOS:

Benzocaína é uma substância que age como anestésico local bloqueando a condução de impulsos nervosos. Seu uso não exige prescrição médica e é regulado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seguindo as recomendações de dosagem para cada tipo de aplicação e paciente. O uso de benzocaína com o objetivo de aliviar os sintomas da erupção dos dentes (desconforto, coceira, inchaço) é uma prática amplamente conhecida. Pomadas ou géis a base da substância podem ser comprados no Brasil pela internet, ou nos EUA em drogarias e supermercados. Os pronunciamentos da FDA sobre os sérios efeitos colaterias que os medicamentos a base de benzocaína poderiam causar em crianças pequenas começaram em 2011. O primeiro alerta relacionava o uso de sprays a base de benzocaína e episódios de meta-hemoglobinemia (condição na qual a quantidade de oxigênio transportada pelos vasos sanguineos é drasticamente reduzida). Ainda em 2011 um segundo alerta foi emitido pela FDA  relacionando desta vez o uso de benzocaína na forma de gel ou pomada a meta-hemoglobinemia. Por fim, já na semana passada a FDA emitiu o seu terceiro comunicado sobre o tema:

“A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA alerta para o fato de que medicamentos orais sem prescrição médica que contenham benzocaína não devem ser usados ​​no tratamento de bebês e crianças menores de 2 anos. Também estamos alertando que os medicamentos orais de benzocaína só devem ser usados ​​em adultos e crianças com 2 anos ou mais se eles contiverem certas advertências no rótulo do medicamento. Estes produtos acarretam sérios riscos e proporcionam pouco ou nenhum benefício para o tratamento da dor oral, incluindo gengivas doloridas em bebês devido à formação da dentição. Benzocaína, um anestésico local, pode causar uma condição na qual a quantidade de oxigênio transportada através do sangue é bastante reduzida. Esta condição, chamada meta-hemoglobinemia, pode ser fatal e resultar em morte.”
“Dadas as evidências acumuladas sobre a associação de benzocaína com metemoglobinemia, estamos tomando as medidas necessárias para trabalhar com a indústria para descontinuar a distribuição e venda de produtos de saúde bucal sem prescrição de benzocaína destinados à dor da dentição e adicionar informações de alerta sobre metemoglobinemia e uma contraindicação contra o uso para a dor da dentição e contra o uso em crianças menores de dois anos de idade para os restantes produtos de cuidados de saúde orais contendo benzocaína ”, disse Janet Woodcock, MD, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA.  A leitura do comunicado emitido pela FDA comprova que as duas afirmações contidas na manchete da CBS News são VERDADEIRAS.

 

Por: Maria Vitoria Zambrone
Data: 28/05/2018

 

 

 

Posts relacionados:
http://www.dropslab.org/blog/paracetamol-morte/
http://www.dropslab.org/toxicologia/medicamentos/vacinas-infantis/
http://www.dropslab.org/blog/melatonina-emagrecer/
http://www.dropslab.org/doencas/vitamina-c/

 

 

COMPARTILHEShare on Facebook751Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

O debate sobre o uso de agrotóxicos no Brasil se aqueceu com um projeto de lei colocado em votação no último mês. Além de muitas ...

DROPS está dedicando o mês de agosto para investigar tudo o que andam noticiando por aí sobre os agrotóxicos. Mas para entender melhor ...

A azodicarbonamida é utilizada na fabricação de pães para embranquecer e fortalecer a farinha. O resultado é que o produto fica mais ...

Medicamentos como o omeprazol e o pantoprazol são comuns no tratamento de refluxo e úlceras estomacais. Porém, um artigo publicado pela ...

Fale com o especialista

Envie a sua dúvida.
Ela será respondida por
um de nossos profissionais.